Com florestas de teca situadas principalmente nos biomas Amazônico e Cerrado, a Teak Resources Co. se destaca pela proteção de florestas nativas no Brasil. Dados de 2018 mostram que dos 114 mil hectares sob gestão da companhia, 46 mil ha correspondem a áreas de preservação permanente e reservas legais.
Segundo a Indústria Brasileira de Árvores, a média das plantações florestais no Brasil é de 0,7 ha de áreas protegidas para cada 1 ha de árvores plantadas. A TRC, entretanto, mantém 1,1 ha de áreas protegidas para cada 1 ha de árvores plantadas, protegendo 57% mais florestas no Brasil do que a média nacional do setor.
Preservar é mais que uma obrigação
Você pode perguntar: “Por que empresas preservam?”. Na prática, há uma lei (Lei nº 12.727, 25 de maio de 2012, Código Florestal Brasileiro) que obriga não apenas empresas florestais, mas qualquer proprietário de imóvel rural no Brasil a proteger áreas, mantendo sua vegetação nativa e restringindo sua utilização. Para a Teak Resources Co., no entanto, preservar é mais que uma obrigação, sendo parte do seu papel como empresa florestal comprometida com o meio ambiente e com a sociedade.
Nossa atividade não apenas restaura o solo degradado pela exploração excessiva e fomenta o plantio de árvores, mas também proporciona oportunidades de emprego e contribui para o desenvolvimento econômico das comunidades próximas às fazendas de plantação de teca, localizadas em regiões afastadas dos grandes centros urbanos.
Impulsionamos a economia, oferecendo madeira de teca de qualidade para o mercado nacional e internacional. Fazemos parte de um setor que reflete 6,1% do PIB industrial do país, movimenta 73,8 bilhões de reais anualmente, conta com cerca de 3,7 milhões de empregados e investe outros 6,7 bilhões nas florestas e na indústria.